Como preparar sua loja para a Black Friday 2022?
Aprenda como otimizar suas vendas de material de construção no segmento digital!
Se você é varejista, trabalha com a venda de materiais de construção e quer aumentar o seu faturamento ainda este ano, é importante começar a pensar na Black Friday 2022. Essa data pode garantir uma boa lucratividade para o seu negócio, principalmente no segmento digital.
Em 2021, os resultados foram expressivos, com um faturamento de mais de R$ 5,8 bilhões, conforme avaliado pelas principais empresas de auditoria em e-commerce. Por isso, vale a pena pensar em otimizar ainda mais a atuação da sua loja, para conseguir um índice positivo nas vendas.
Confira este conteúdo com as principais informações que vão te ajudar a vender na Black Friday 2022 e fidelizar cada vez mais clientes!
Como é a Black Friday no Brasil?
A Black Friday é um evento de vendas que surgiu, inicialmente, nos Estados Unidos, com foco no varejo físico. Seu objetivo é oferecer descontos especiais para as compras um dia depois do Dia de Ação de Graças, na véspera de Natal. Assim, sua data oficial é sempre na quarta quinta-feira de novembro.
Hoje ela não está mais presente apenas no varejo físico, como também alcançou o setor online. Além disso, essa data ficou marcada em muitas regiões do mundo, como o Brasil. Porém, os dias que ela acontece variam muito de uma região para outra de acordo com os costumes locais. Aqui no Brasil, a Black Friday 2022 vai acontecer no dia 25 de novembro, mas é comum algumas empresas até fazerem campanhas que duram todo o mês.
Os resultados anuais de faturamento mostram como os brasileiros se interessam pelo evento. Inclusive, muitos esperam a data para adquirir produtos — como pode ser o caso de quem está construindo ou reformando. Por isso, o segmento de materiais de construção pode apresentar números consideráveis nesse período.
Se você é lojista nesse segmento, é importante se preparar para aproveitar as oportunidades do evento!
Prepare sua loja para a Black Friday 2022
Se você quer fazer parte do grupo de lojistas que têm um aumento significativo no faturamento nessa data especial, vale a pena se preparar para a Black Friday 2022. Pensando nisso, confira algumas dicas que vão ajudá-lo a tornar esse evento mais estruturado.
Assim, você poderá conquistar o público não apenas pelo preço diferenciado, mas também pelo bom atendimento e pela prestação de serviços.
Análise de preços
Prepare as suas promoções e reduza os preços, considerando os fatores que influenciam diretamente a sua lucratividade e o destaque que o item tem diante do mercado.
Para isso, é importante analisar os preços dos concorrentes, de modo a adaptar o seu para torná-lo atraente para o público. No entanto, não deixe de considerar a sua margem de lucro nem o seu ROI (retorno de investimento), senão você pode ter resultados menores.
Estoque
Aproveite o momento da redução de preços para fazer o seu estoque circular. Esse evento é uma oportunidade interessante para poder vender itens que estão parados, de todas as categorias, desde pisos e revestimentos até ferramentas.
Nesse caso, vale a pena fazer um bom inventário sobre as peças que você possui e organizá-las, a fim de otimizar as suas ações.
Logística
Um dos pontos mais importantes das vendas digitais, que funciona como um diferencial para a sua loja, é o sistema logístico da sua empresa de material de construção. Lembre-se de se preparar para a Black Friday 2022 com o processo de entregas e transporte bem estruturado.
Enviar os produtos dentro do prazo é uma excelente maneira de fidelizar clientes. Outra dica é oferecer vantagens no frete, como a gratuidade, que também podem ter efeitos positivos com o público.
Também vale a pena investir na organização do seu estoque e da sua loja. Isso é fundamental para favorecer o sistema logístico.
Atendimento
Atualmente, o atendimento ao cliente é um dos pontos mais importantes de um sistema de varejo.Uma análise de comportamento do consumidor realizada pelo portal G1 mostra que, para os clientes, uma boa relação com a empresa é mais valiosa do que o preço.
Por isso, invista na criação de canais de atendimento e treine sua equipe para intermediar a conversa com eles, visando sempre a solucionar problemas.
Promoções
Após avaliar seus itens em estoque e analisar o preço que os concorrentes têm praticado, é hora de criar as promoções de Black Friday para a sua loja de material de construções.
Ofereça descontos reais, que tragam vantagens concretas aos seus clientes. Empresas que desejam se destacar no evento precisam trazer, de fato, os melhores preços. Assim, busque focar na sua exclusividade, com alternativas que conectem o seu público e permita que eles conheçam as suas ofertas especiais.
Atinja mais clientes durante a Black Friday
Se você quer aproveitar a lucratividade que a Black Friday 2022 pode promover ao seu negócio de material de construção, vale a pena investir em algumas ações. Principalmente para maximizar os seus resultados neste que é o evento de vendas mais esperado.
Entre as ações mais importantes para realizar durante o período estão:
Divulgação
Divulgar as suas ofertas é a principal maneira de atrair possíveis clientes e chamar atenção dos que já te conhecem. Por isso, crie campanhas que sejam chamativas para o seu público. Isso fará com que os interessados fiquem atentos às vantagens que terão ao adquirir produtos em sua loja.
Redes sociais
As redes sociais são ótimas vitrines para vendas on-line e também podem servir como canais de atendimento. Aproveite os recursos do marketing digital e use essas plataformas para publicar suas promoções e alcançar um público ainda maior.
Canais de venda
Ainda falando sobre canais de venda, com o sucesso das grandes redes de materiais de construção em eventos passados, trabalhar com multicanais pode ser um diferencial para conquistar clientes.
No entanto, é essencial se preparar para esse atendimento eficiente, considerando que cada espaço exige uma atenção específica. O treinamento da equipe, nesse caso, também é fundamental para um resultado assertivo.
E-commerce
O e-commerce é uma loja online que além de ter muitas outras vantagens, é um canal de vendas que se destaca durante a Black Friday, visto que boa parte das vendas desse período acontecem no segmento digital. Assim, se você ainda não possui uma loja nesse formato, é interessante começar a pensar na possibilidade.
Agora, caso já tenha seu próprio e-commerce é importante que ele esteja preparado para receber um fluxo de acessos mais intenso. Além disso, não se esqueça do suporte nem do atendimento aos clientes, que precisam de ajuda para comprar via e-commerce.
Marketplace
Assim como o e-commerce, o marketplace é um canal de vendas digitais, mas ao invés de ser uma loja, ele é um shopping online onde diversos lojistas se reúnem. E durante a Black Friday esse tipo de formato é bastante estratégico, ao passo que você pode aproveitar não apenas os clientes que procuram pela sua loja, como também aqueles que vieram em busca de outros vendedores da plataforma.
Se você ainda não tem sua loja cadastrada em um marketplace, vale a pena investir. Agora, caso já esteja, é importante se preparar para se destacar diante dos concorrentes. Uma prática que pode ajudar muito é melhorar as descrições dos seus produtos. Além disso, conte com as vantagens que essas plataformas oferecem, como promoções especiais que ajudam o lojista a vender mais.
Loja física
A sua loja física também pode colher os resultados na Black Friday 2022. Para isso, aposte em uma boa vitrine de produtos, com propagandas chamativas e use o recurso de preços estampados, que costumam chamar mais a atenção dos clientes.
Além disso, não se esqueça de que os vendedores devem ser treinados especialmente para essa data, pois há um aumento de pessoas nas lojas e isso exige ainda mais do conhecimento deles.
Prepare-se para ter um bom resultado na Black Friday 2022!
A Black Friday 2022 traz uma projeção positiva para os lojistas, e a sua empresa também pode ter lucros. Para isso, coloque em prática as principais dicas e prepare-se para aliar preços atrativos com um bom atendimento.
Se você ainda não está no segmento digital ou deseja ampliar a sua participação no setor, vale a pena conhecer o marketplace do Amigo Construtor, um shopping online exclusivo para materiais de construção, e que atrai um público bastante específico e pronto para comprar.
Além disso, é bastante simples para cadastrar seu negócio. Veja o conteúdo sobre Como cadastrar minha loja e mude para melhor as chances de vender muito mais na Black Friday 2022. Aproveite!