Alvenaria
Aprenda a fazer emendas e furos em paredes de Drywall
As paredes de drywall oferecem menor desperdício, uma construção mais rápida, leveza e também uma manutenção mais simples. Contudo, por serem formadas de gesso, essas superfícies apresentem uma estrutura menos resistente se comparada à alvenaria tradicional e a falta de cuidado durante manutenções, pode gerar problemas.
Se você deseja aprender a fazer emendas e furos em paredes drywall sem provocar danos e ainda conseguir um melhor acabamento, confira as dicas que o Amigo Construtor separou. Boa leitura!
Como fazer emendas no drywall
Para fazer a emenda entre as placas de drywall corretamente é necessário alguns materiais, como:
- Massa para tratamento de juntas – tem uma aparência muito parecida com a massa corrida e pode ser encontrada já misturada para comprar. Sua consistência permite além do tratamento das juntas fazer o preenchimento de irregularidades nas placas de drywall;
- Fita de papel microperfurado – deverá ser utilizada junto com a massa de junta para formar um “reforço” no local onde acontecerá a emenda, a fim de evitar o aparecimento de fissuras no drywall.
Com os materiais em mão, para que o não haja fissuras no futuro, o processo de emendas deve ser feito da seguinte maneira:
- Passo 1 – verifique se o local de aplicação está limpo e sem pó;
- Passo 2 – aplique uma camada da massa na junta para tratamento. Essa camada deve ser maior que a área da fita de papel microperfurado;
- Passo 3 – em seguida, aplique a fita de papel por cima, pressionando-a com ajuda de uma espátula metálica para retirar o excesso de massa e dar o acabamento;
- Passo 4 – após a secagem, aplique mais uma camada de massa sobre a fita.
Nessa etapa da reparação ou junção de placas de drywall, ainda não há necessidade do acabamento com lixa e não há nenhum problema das juntas ficarem levemente mais altas que a placa. Isso porque a parede ainda receberá uma camada de massa corrida para ser aplicado o revestimento, e só depois disso acontecerá o nivelamento e acabamento final.
Como fazer furos no drywall
Em alguns momentos da obra pode ser que seja necessário fazer um furo no drywall, seja para arrumar algumtipo de infiltração , ou para fazer a passagem de alguma tubulação de ar condicionado. Em todos esses casos, essas abertura podem ser conseguidas de forma bastante simples.
Contudo, o problema começa no momento de fechar essas aberturas. Para evitar essa situação, o cuidado deve acontecer muito antes, na etapa de fazer os furos.
Para isso, o recomendado é sempre traçar a lápis um quadrado um pouco maior do que o tamanho do furo desejado e recortar o formato com o auxílio de uma serra. Desta forma, o processo de reparo fica mais fácil, ao passo que você pode fechar a abertura recortando a mesma dimensão de um novo drywall.
Apesar da simplicidade do processo, é preciso adotar alguns cuidados ao lidar com furos de diferentes dimensões. Verifique mais instruções para fazer umbom acabamento da obra nesses casos:
- Furo pequeno – os furos pequenos, que são aqueles de até 10 cm, podem ser facilmente fechados com um pedaço de drywall novo do tamanho exato do realizado para o furo. Para realizar o acabamento basta fazer o uso de fita e massa de tratamento para juntas, como recomendado anteriormente.
- Furo grande – nesses casos, é necessário aplicar por dentro do furo duas barras de madeira (de 2 a 3 cm maiores que o furo), de forma que se consiga reforçar o local. Por último, é feito o acabamento, também seguindo o mesmo método comentado no primeiro tópico deste artigo, usando a massa de juntas e a fita.
Fonte: https://pt.decorexpro.com/steny/kak-zadelat-dyru-v-gipsokartone/
Encontre materiais para reforma no Amigo Construtor
Para garantir todos osbenefícios do drywall para a sua obra escolha sempre peças com qualidade e de fabricantes reconhecidos. Isso irá garantir uma manutenção mais simples, econômica e com o melhor resultado final. E se você quer encontrar mais dicas como essa para fazer escolhas com mais assertividade, continue navegando no portal do Amigo Construtor!