Cuidados com a Casa
Confira as nossas dicas de limpeza pós-obra
O momento mais esperado pelos proprietários após todas as etapas da construção é finalmente ver a sua casa pronta para morar. Mesmo que durante a execução da sua construção os operários deixem o materiais e entulhos soltos. Para isso, é fundamental uma boa limpeza pós-obra.
Existem cidades em que há estações para descarte de entulho que seguem rigorosamente as legislações federais sobre o assunto. Portanto, fique atento ao que é exigido pela lei da sua cidade para livrar-se corretamente dos resíduos.
Proteja móveis e ambientes que não fazem parte da obra
O primeiro passo para evitar a sujeira é cobrir adequadamente os móveis e ambientes da casa que não fazem parte da obra. Isso poupa uma grande quantidade de trabalho posterior, acredite!
Não deixe o entulho se acumular
Apesar de ser difícil de deixar a sua obra sempre limpa, uma das técnicas mais eficazes para ajudar na limpeza pós-obra é fazer pequenas faxinas durante a construção. Retire o material excedente com certa frequência, diariamente, por exemplo, para que você tenha menos trabalho ao final do serviço. Isso também vale para aumentar a segurança do seu canteiro, já que menos entulho no local significa menos risco de tropeçar e cair, por exemplo.
Comece pela sujeira pesada
A sujeira mais pesada, ou seja, os entulhos maiores, devem ser os primeiros a serem retirados na sua limpeza pós-obra. Não adianta se preocupar com poeira e pequenos detritos até que todo o material pesado esteja fora da sua obra, já que eles acabam soltando pó e sujeira na própria movimentação de retirada.
Elimine todos os pós da construção
Depois que todo o entulho for recolhido, chegou a hora de tirar o pó da construção. Alguns materiais, como gesso, acabam gerando uma poeira fina, que se espalha por toda a casa. Por isso, é importante limpar, não apenas o cômodo construído ou reformado, mas também os demais ambientes da casa.
Utilize os produtos corretos
É fundamental utilizar os produtos de limpeza corretos, não apenas para uma retirada eficiente de toda a sujeira, mas também para evitar danificar a casa de seu cliente. Os porcelanatos, por exemplo, precisam ser limpos apenas com água e detergente neutro, pois têm a superfície mais delicada. Já os rejuntes podem ser limpos com itens caseiros, como vinagre branco ou bicarbonato de sódio.
Os vidros, por sua vez, podem receber produtos específicos, como limpa-vidros. Para respingos de tinta, o ideal é utilizar os solventes recomendados pelo fabricante do produto.
Gostou das nossas dicas para uma limpeza pós-obra eficaz? Então confira também algumas dicas para um canteiro de obras mais sustentável!
Fonte: Triider