O que é fita condutora de energia e quais as vantagens em usar? 

pessoa instalando fita condutora de energia

Saiba como instalar novas tomadas em sua casa sem precisar quebrar as paredes!

Já aconteceu de você precisar de uma tomada próxima a algum aparelho elétrico e não encontrar nenhuma por perto? Essa má distribuição de pontos de energia é algo comum em casas mais antigas. Por isso, foi criado um produto revolucionário que promete resolver esse problema: a fita condutora de energia.

Essa fita de energia tem sido cada vez mais utilizada na solução da falta de tomadas e interruptores em uma residência. O produto chama atenção por ser uma ótima alternativa para lugares onde não se pode quebrar paredes ou fazer reformas, como é o caso de imóveis que são alugados.

Por não ser um recurso muito conhecido, podem surgir algumas dúvidas sobre o que é, quais as vantagens, como escolher e se é seguro para a sua casa. Para responder a todas essas perguntas sobre a fita condutora de energia, continue lendo o texto a seguir!

O que é fita condutora de energia?

A fita condutora de energia, também chamada de eletrofita ou fita elétrica condutora, é formada com lâminas de cobre condutoras, revestida com isolante e com um adesivo que pode ser colado em diversas superfícies internas. Sua aplicação é prática e rápida, além de deixar uma estética mais agradável ao ambiente.

A principal função da fita elétrica adesiva é conduzir a corrente elétrica de um ponto para o outro, sem necessidade de quebrar a parede para instalação elétrica de novas tomadas. Dessa forma, é possível utilizar seus aparelhos eletrônicos e iluminação em espaços que não tenham um ponto para alimentação de energia.

Essa maneira revolucionária e tecnológica de conduzir energia ainda é considerada uma novidade no Brasil. Ela possui diversas características positivas, entre as principais, estão:

  • Fácil e prática de instalar;
  • Diversidade em locais de aplicação;
  • Possibilidade de mudar a posição dos seus aparelhos eletrônicos, mesmo sem tomadas próximas;
  • Garante uma estética mais agradável ao cômodo, se comparada às extensões elétricas;
  • Seu material não é poluente;
  • Tem boa resistência aos impactos de móveis;
  • Resiste a altas temperaturas, como queima de fusível ou desarmamento de disjuntores.

O que avaliar antes de usar a fita condutora de energia?

É de grande importância avaliar algumas questões antes de usar a fita de energia. Isso garante um bom desempenho do produto, além de serem essenciais para a sua segurança. Abaixo você encontra todas as informações necessárias para assegurar o melhor uso da sua fita condutora de energia. Veja mais!

Tipo de ambiente

A fita condutora de energia deve ser aplicada somente em ambientes internos da sua casa, como paredes, pisos, lajes, tetos e drywall. Ou seja, ela não pode ser instalada em áreas externas, muros da residência e qualquer outro lugar que tenha contato com água, umidade e infiltrações.

Superfície de instalação

Elas podem ser instaladas em qualquer superfície interna da sua casa, desde que esteja lisa e sem obstáculo que atrapalhe a sua adesão. Caso o espaço tenha tinta descascando ou umidade, elas devem ser reparadas antes da aplicação da eletrofita. Em locais com texturas ásperas, é recomendado o uso de uma lixa para remover esses detalhes.

Momento da obra

Em caso de um projeto de obra, as fitas condutoras de energia devem ser trocadas totalmente. Isso acontece porque elas não devem ser perfuradas, podendo causar curto-circuitos, choques ou fuga de energia. Além disso, é fundamental realizar uma sinalização onde a eletrofita foi aplicada para evitar graves acidentes.

Aparelho que será ligado

Existem diversos tipos de fita condutora de energia, que são escolhidos de acordo com a situação em que ela será usada. No momento da compra da sua eletrofita, é essencial verificar qual modelo equaliza corretamente o fio condutor da sua casa e se existe um fio terra ou não.

Tipos de fitas condutoras de energia para escolher

Assim como todos os acessórios elétricos, na hora de decidir qual é a melhor fita elétrica condutora para a sua casa, é necessário avaliar as características de cada uma. Você deve levar em consideração o aparelho eletrônico que será usado no local, além do fio condutor da tomada. Confira abaixo os tipos de eletrofitas disponíveis e as suas indicações de uso:

  • Duas pistas, 750V/20A (equivalência: fio 2,5 mm): para tomadas de 2 pinos que não têm fio terra;
  • Três pistas, 750V/20A (equivalência: fio 2,5 mm com fio terra): para tomadas de 3 pinos;
  • Duas pistas, 750V/15A (equivalência: fio 1,5 mm): utilizadas em iluminação incandescente;
  • Três pistas, 750V/15A (equivalência: fio 1,5 mm): ideal para iluminação e interruptores paralelos;
  • Quatro pistas, 10A (equivalência: fio 1,0 mm): com dois canais de som, essa é uma fita indicada para home theater. Ela tem um espaço em seu meio que facilita a bifurcação entre a caixa direita e a caixa esquerda dos alto-falantes;
  • Duas pistas, 10A (equivalência: fio 1,0 mm): recomendada para iluminação mais econômica com lâmpadas, leds e arandelas; 
  • Cinco pistas, 750V/10A (equivalência: fio 1,0 mm): usada para ventiladores de teto. Possui 3 fios para o ventilador e 2 para a iluminação.

As fitas elétricas adesivas são seguras?

A informação mais importante que você deve saber para usar a fita elétrica adesiva com segurança é que ela não substitui fios e cabos elétricos comuns. Ela é uma alternativa para locais onde não se pode realizar instalação de novas tomadas e para evitar o quebra-quebra de reformas.

Por ser um produto relativamente novo, a fita condutora de energia não é normatizada pela NBR 5410, norma técnica sobre as instalações elétricas de baixa tensão. Isso não proíbe a utilização da eletrofita, mas ela deve ser feita da maneira correta e segundo as suas indicações de uso, para garantir a segurança da sua residência e evitar acidentes.

Como esconder a fita elétrica?

Apesar de ter uma estética muito mais agradável que os fios comuns, é possível esconder ainda mais a fita condutora de energia. Após a instalação e colagem da fita entre os pontos de energia e aplicação de uma malha isolante por cima, siga o passo a passo a seguir:

  • Antes de passar a massa corrida, desligue o disjuntor para garantir a sua segurança;
  • Forre o chão com uma lona plástica;
  • Use uma desempenadeira e uma espátula para a aplicação da massa corrida;
  • Passe por toda a extensão na fita condutora de energia;
  • Se na primeira demão a fita e a malha ainda estiverem aparecendo, espere secar conforme orientação do fabricante e aplique uma segunda demão;
  • Se necessário, passe uma terceira demão;
  • Deixe secar;
  • Lixe toda a extensão para que a superfície fique bem lisa;
  • Pinte a parede da cor de sua preferência!

A fita condutora de energia é uma ótima opção para quem está com pressa e não deseja realizar reformas na casa. Sua aplicação é simples e garante um visual mais harmonioso para o ambiente. Basta escolher a eletrofita indicada para a situação e aproveitar os benefícios do produto.

Mora em Belo Horizonte? Conheça o Amigo Construtor, um shopping online especializado em materiais de construção, onde você pode parcelar suas compras em até 6x sem juros no cartão de crédito! Aproveite!