Conteúdo Técnico

Tipos de fundação: saiba o que é e como escolher 

blank

As fundações são uma das partes mais importantes de uma construção. Trata-se dos elementos estruturais que têm como principal objetivo suportar cargas de uma edificação e distribuí-las ao solo. Nesse sentido, é necessário conhecer os tipos de fundação para escolher a mais adequada segundo as características da sua obra. Saiba mais!

Quais os tipos de fundações e suas principais características

Para que uma construção tenha segurança e estabilidade, é essencial que seja feita a fundação. Com isso, o imóvel se torna resistente à ação dos ventos e a outros aspectos que poderiam trazer danos à estrutura, suportando o peso da própria edificação, que é transmitido e distribuído para o solo.

A NBR 6.122 – “Projeto e execução de fundações” – prevê as condições básicas a serem observadas no momento de construir a fundação e as divide em dois grandes grupos: fundações rasas e fundações profundas, sendo a primeira a mais utilizada nos projetos de construção civil. 

Confira a seguir mais informações sobre essas fundações:

Fundações rasas, diretas ou superficiais

As fundações rasas, também conhecidas como diretas ou superficiais, têm até 3 metros de profundidade e são indicadas para solos mais resistentes e/ou casas que não excedam dois pavimentos. Nesse alicerce, as cargas provenientes da edificação são distribuídas ao solo por meio do contato com sua base.

 

blank
Apostila de Conhecimentos Específicos p/ TCE-SC (Auditor de Controle Externo – Engenheiro Civil) – 2020. Disponível em: . Acesso em 03 nov. 2020.

A construção de uma fundação direta é feita, geralmente, de forma manual, visto que a execução é simples. Por isso, é uma opção que costuma oferecer um ótimo custo-benefício.

Entre os principais tipos de fundações rasas podemos citar: 

Sapata

As sapatas são elementos elementos de fundação em concreto armado, cujos esforços de tração são suportados pela armadura. Essas podem ser sapatas isoladas (destinadas a suportar as cargas de um único pilar); corridas (projetadas para cargas linearmente distribuídas, como muros ou paredes); ou associadas (comum a dois ou mais pilares).

blank
Sapata isolada e sapata corrida. Disponível em:
https://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/fundacoes-rasas,-superficiais-ou-diretas.html. Acesso em 03 nov. 2020.

fundação
Sapata associada. Disponível em:
https://www.escolaengenharia.com.br/sapatas-de-fundacao/ . Acesso em 03 nov. 2020.

Viga Baldrame

A viga baldrame é um elemento feito de concreto armado responsável por distribuir o peso de paredes e muros para a fundação. Evita, desse modo, o surgimento de trincas e rachaduras no imóvel.

Radier

A fundação do tipo radier é semelhante a uma laje: é um elemento que fica em contato direto com o solo e tem o papel de receber as cargas dos pilares ou paredes da edificação. O radier é moldado in loco e é feito de concreto armado ou reforçado com fibras. Ele deve apresentar rigidez para receber e distribuir mais do que 70% das cargas da estrutura.

fundação
Radier. Disponível em:
https://www.aecweb.com.br/revista/materias/radier-de-concreto-e-solucao-de-fundacao-rasa-para-varios-tipos-de-solo/17269>. Acesso em 03 nov. 2020.

Blocos

Os blocos de fundação são elementos feitos em concreto simples (ou seja, sem armadura) ou outros materiais (comumente alvenaria ou pedras). Essa estrutura possui grande rigidez, de modo que o material é capaz de resistir aos esforços de tração sem uso de armaduras.


fundação
Blocos de fundação. Disponível em:
https://www.guiadaengenharia.com/fundacoes-rasas-conceitos. Acesso em 03 nov. 2020.

Fundações profundas ou indiretas

Já as fundações profundas ou indiretas atingem as camadas mais profundas do terreno, logo, precisam de maquinário específico para sua execução, como os equipamentos de escavação. Nesse tipo de alicerce, que ultrapassa os 3 metros de profundidade do solo, as cargas da edificação são transmitidas ao terreno por meio de sua base (resistência de ponta); sua superfície lateral (resistência de fuste); e uma combinação das duas formas. 

As fundações indiretas são indicadas para áreas onde o solo oferece uma resistência menor ou para grandes empreendimentos, isto é, áreas que vão transmitir cargas elevadas para o terreno.

 

blank
Apostila de Conhecimentos Específicos p/ TCE-SC (Auditor de Controle Externo – Engenheiro Civil) – 2020. Disponível em: . Acesso em 03 nov. 2020.

Como escolher o tipo ideal de fundação para sua obra

Além de um bom projeto estrutural de edificação, a escolha do tipo de fundação passa também por uma boa investigação geológica e geotécnica. Envolve, assim, um reconhecimento inicial realizado por meio de visita ao local para percepções iniciais, entre elas:

  • conhecimento da topografia;
  • avaliação dos indícios de instabilidade de taludes;
  • presença de aterro ou contaminação do solo;
  • observação do estado das construções vizinhas e dos tipos de solo da região e sua resistência à penetração;
  • estudo da carga da edificação;
  • sondagem do nível do lençol freático, para determinar a posição do nível d’água.

Para que tudo seja feito com qualidade e segurança, essas análises devem ser executadas por profissionais capacitados. Em alguns casos, outros ensaios laboratoriais podem ser solicitados.

É necessário ainda considerar o custo de cada tipo de fundação, ou seja, é preciso solicitar um orçamento de serviço bem detalhado para tomar a melhor decisão, priorizando um bom custo-benefício da obra.

Aprenda mais sobre construção com o Amigo Construtor 

Com este artigo, você pode conhecer sobre os diferentes tipos de fundação e a importância de escolher a melhor sustentação para sua obra. Se você busca mais conteúdos completos para as diferentes etapas de uma obra, precisa acompanhar as publicações do Amigo Construtor para conhecer outras dicas, como “Como fazer o cálculo de ferragens para concreto armado”. Não perca!


Assuntos relacionados: , ,