Cabos e Fios Elétricos
Buscando Cabos e Fios Elétricos? Os melhores produtos, marcas e preços estão reunidos no Amigo Construtor. Acesse e garanta qualidade em sua obra!
Ordenar por:
Ordenar por:
Categorias
Marca
Os fios e cabos são materiais essenciais em uma instalação elétrica. Eles são responsáveis pela condução da corrente e tornam possível o uso da energia e de equipamentos eletrônicos. No Amigo Construtor, você encontra fios e cabos de qualidade, que garantem a segurança e a durabilidade do seu sistema elétrico. Veja mais!
1. Qual a função dos fios e cabos elétricos?
Eles são condutores, cuja função é permitir a passagem da corrente elétrica. Isso acontece devido à baixa resistência que os fios e cabos têm, mas, apesar de possuírem a mesma função, suas finalidades são diferentes.
Na maioria das vezes, eles são feitos a partir de cobre e revestidos por um material isolante, como o PVC. Existem diversos tipos que devem ser escolhidos de acordo com a indicação de cada um. Veja, abaixo, mais detalhes sobre os fios e cabos elétricos:
- Fios elétricos — formados por um único filamento, são feitos de material mais rígido e inflexível. Dessa forma, seu uso é recomendado para instalações fixas, como dentro de paredes, lajes e gessos;
- Cabos elétricos — são compostos por vários fios condutores entrelaçados. Muito mais flexíveis que os fios elétricos, os cabos elétricos suportam curvas e dobragens sem quebrar. São indicados para as fiações internas dos imóveis.
Em uma fiação elétrica, os condutores passam por dentro de tubos de proteção chamados eletrodutos e conduítes. Esses tubos protegem os fios e cabos de fatores externos que possam colocar em risco a segurança de uma residência, indústria ou comércio.
2. O que olhar ao comprar fios e cabos para a instalação elétrica?
Existem alguns pontos de atenção na hora de comprar os fios e cabos, assim como todos os materiais usados em uma instalação elétrica, que deve ser segura. Optar por itens de qualidade é fundamental para garantir a durabilidade da fiação e evitar acidentes. Algumas dicas para levar em consideração, na escolha, são:
Olhe sempre o selo de segurança
Os fios e cabos elétricos devem conter os selos do INMETRO e dos Organismos de Certificação de Produtos (OCP) em sua embalagem. Esses selos comprovam ao consumidor que aquele produto está atendendo os padrões exigidos por lei. A certificação obrigatória para fios e cabos garante que estão aptos para uso, evitando o risco de incêndio, baixa resistência e choques elétricos.
Evite fios e cabos desbitolados
Os fios ou cabos desbitolados são aqueles que não têm a quantidade ideal de cobre para a passagem da corrente elétrica. Além de não seguir as normas de segurança, eles podem aquecer e se deteriorar, causando aumento no consumo de energia e até mesmo graves acidentes como curto-circuito e incêndio.
Analise o consumo de energia
Outro ponto de atenção são as bitolas dos fios e cabos elétricos. A bitola nada mais é que a espessura de um fio elétrico. Quanto maior for, maior capacidade o fio tem de aguentar a corrente. Por isso, ao analisar o consumo de energia do lugar onde os fios e cabos serão instalados, você consegue escolher a bitola ideal.
Entenda o tipo de instalação elétrica
Você deve selecionar os fios e cabos de acordo com cada instalação e tipo de uso. É necessário saber a capacidade do condutor elétrico, descobrir qual a corrente nominal do circuito e definir a finalidade de cada tomada, evitando sobrecarga.
3. Quais tipos de fios e cabos elétricos para escolher?
São inúmeros os modelos e espessuras dos fios e cabos. Para diferenciá-los, é preciso compreender quais são os mais usados e as suas indicações. Continue lendo para saber mais detalhes:
Fios sólidos
Esse tipo de fio elétrico é produzido a partir de cobre e PVC 750V. Por ser mais rígido e inflexível, não deve ser dobrado para não causar rompimento e interrupção da corrente. O fio sólido é recomendado para instalações que não necessitam de flexibilidade do condutor elétrico.
Cabos flexíveis
Como o próprio nome já diz, esses cabos elétricos são mais flexíveis e podem ser dobrados sem grandes riscos de rompimento. Por conta da facilidade no manuseio, são muito utilizados em instalações elétricas de casas, indústrias e comércios.
Cabos paralelos
Cabo paralelo é um tipo de condutor de energia indicado para instalações de baixa tensão, como pequenos aparelhos elétricos e objetos de iluminação. Mesmo oferecendo grande qualidade de isolamento, o cabo paralelo é flexível e pode ser dobrado.
Cabos PP
O cabo PP pode ser encontrado com duas ou mais pontas. Formado por duas capas de PVC, ele é recomendado para ligações de eletrodomésticos, caixas e quadros elétricos, ferramentas motorizadas e outros equipamentos que exijam cabos elétricos com maior resistência.
4. O que significam as cores dos fios e cabos elétricos?
É provável que você já tenha se deparado com fios e cabos coloridos em algum momento da sua vida. Mas você sabe a função de cada um deles? A razão pela qual os fios e cabos são disponibilizados em diversas cores é a diferenciação das funções. Isso garante segurança e bom funcionamento. Confira, abaixo, o significado das cores:
- Fio azul claro: para condutores neutros com isolação. O condutor neutro é fundamental em uma instalação elétrica, sendo o responsável por fechar o circuito elétrico;
- Fio verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção. Conhecido como "fio terra", ele faz a ligação da energia dos equipamentos elétricos para a terra e evita que aconteça qualquer vazamento da corrente;
- Fio vermelho, preto ou marrom: para condutores de fase. Geralmente em tons escuros, nesse fio existe a presença de voltagem elétrica, como 127V ou 220V. Ele também pode ter outras cores, desde que não sejam as mesmas dos cabos neutros ou de proteção.
No Amigo Construtor, você encontra todo o material necessário para a parte elétrica da obra, como fios e cabos, eletrodutos e conduítes, caixas e quadros elétricos, entre muitos outros! Aproveite e parcele sua compra em até 6x sem juros!